Quando falamos em Internet das Coisas, é comum que as pessoas pensem nas aplicações mais simples e que não apresentam adequadamente o conceito dessa tecnologia.

No entanto, vamos ouvir falar sobre ela cada vez mais daqui para frente, pois a tendência é que ela faça parte da vida de todos.

O ser humano busca na tecnologia facilidades para suas ações do dia a dia, seja em casa, no trabalho ou em qualquer lugar que esteja. O objetivo é otimizar a qualidade de vida e fazer o tempo render.

A correria cotidiana pede agilidade e que as pessoas façam o seu melhor em um período de tempo reduzido. Isso é uma prática comum nas organizações, onde a qualidade e a agilidade devem andar juntas.

Por conta disso, empresas dos mais variados setores têm apostado na internet das coisas como um caminho para melhorar diversas ações, incluindo suas estratégias em Marketing Digital.

É importante estar por dentro desse assunto, uma vez que o marketing online é o principal responsável por impulsionar uma marca hoje em dia.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre o conceito de internet das coisas, como ela contribui para o marketing digital, além de apresentar algumas estratégias. Acompanhe a leitura!

O que é internet das coisas?

Internet das coisas (IoT, ou Internet Of Things, em inglês) é uma grande rede de dispositivos conectados. Computadores, smartphones, tablets e muitos outros aparelhos dependem da internet para funcionar, assim como o servidor de uma escola ensino fundamental particular.

Dessa forma, o foco da IoT está nos equipamentos que usamos no dia a dia, seja uma empresa ou um indivíduo. Por exemplo, dentro de casa, as pessoas podem aplicar a internet das coisas em itens como:

  • Geladeira;
  • Fogão;
  • Lâmpadas;
  • Aspirador de pó;
  • Ar-condicionado;
  • Fechaduras.

Já em locais como os hospitais, por exemplo, a IoT pode ser aplicada em equipamentos que coletam dados armazenados em smartwatches, pulseiras inteligentes e outros dispositivos capazes de monitorar os dados vitais do paciente.

Já as empresas estão aplicando essa tecnologia para otimizar as suas estratégias em marketing digital, como veremos a seguir.

Como a IoT contribui com o marketing digital

Cada vez mais podemos notar como as empresas têm se beneficiado da internet das coisas em muitos processos, inclusive no marketing digital.

Ela é aplicada não apenas na hora de divulgar uma catraca acesso ou qualquer produto e serviço em um site, além da própria marca, mas também para acompanhar as novas formas de relacionamento humano.

Muitas organizações, por exemplo, já fazem o uso do feedback de dados obtidos com a internet das coisas em suas campanhas de marketing digital, principalmente por conta do excelente retorno sobre investimentos que ela garante.

Por meio das informações coletadas, uma marca consegue criar um perfil de cliente ideal, melhorando suas estratégias e tornando-as mais assertivas. E dentre as outras possibilidades trazidas pela IoT para o marketing digital estão:

1 – Big data

A internet das coisas é excelente para obter informações importantes sobre os clientes e potenciais clientes. Tudo por meio de dispositivos que estão sempre conectados à internet, trocando e cruzando dados, coletando informações importantes diariamente.

Com isso, uma empresa consegue criar uma boa estratégia de venda de flying v dean, sabendo melhor quem são os usuários e quais pessoas buscam esse tipo de produto.

Também é possível saber onde essas pessoas estão, que tipo de conteúdos consomem e qualquer outra informação que influenciam a maneira como o produto é apresentado no ambiente online.

2 – Experiência do usuário

Pelo fato de obter uma grande quantidade de informações, a marca consegue criar um conteúdo altamente relevante e personalizado, visando melhorar a experiência do usuário.

Ela consegue identificar os problemas dos potenciais clientes e oferecer as soluções que eles precisam.

Por exemplo, se o usuário está procurando por instalação de transformador de corrente bipartido, a empresa pode oferecer um software integrado à rede elétrica que demonstra se a instalação foi bem executada.

A empresa também pode armazenar os dados desse cliente para que, futuramente, possa oferecer outras soluções. 

Então, podemos dizer que a IoT proporciona uma interação mais próxima entre empresa e consumidor.

Além disso, facilita os feedbacks dados pelos clientes, com aquilo que lhe agradam ou desagradam, impactando de maneira positiva na produção e na prestação de serviços.

3 – Ofertas exclusivas

A conexão com dispositivos móveis e outros equipamentos permite a divulgação de tudo o que é considerado indispensável para o usuário.

Por exemplo, as geladeiras que mostram o que mostram o que está faltando, também podem veicular ofertas desses alimentos em diferentes estabelecimentos.

4 – Envio de problemas para a empresa

A transmissão de dados pode ser feita diretamente para a empresa por meio da internet das coisas. Por exemplo, se uma lavadora de louças apresenta um problema, o próprio equipamento envia informações para a fabricante.

Esses recursos podem ser usados por diversas empresas, desde lojas de colar 7 chakras até prestadores de serviços, trazendo mais comodidade para os clientes.

Trocas os reparos são garantidos, principalmente pelo fato do equipamento armazenar todas as informações.

5 – Cuidado com o meio ambiente

A sustentabilidade se tornou parte dos processos de qualquer organização. Neste sentido, a internet das coisas ajuda a desenvolver ações que respeitam a natureza e não agridem o meio ambiente.

Esse comportamento é muito valorizado pelo cliente, que prefere empresas atentas a essa necessidade. Só que, para isso, é necessária uma boa infraestrutura entre empresa e cliente.

Por exemplo, uma loja de materiais elétricos pode demonstrar para o consumidor porque a iluminação de led é mais eficiente e prejudica menos o meio ambiente.

Em uma creche meio periodo, essa iluminação vai consumir menos eletricidade, além de poder ser instalado um software que desliga automaticamente as lâmpadas, assim que as atividades se encerram na escola.

6 – Aumenta as vendas

Sim, a internet das coisas também é capaz de aumentar as vendas, pois ela consegue trabalhar diretamente o imaginário dos clientes.

Por exemplo, uma imobiliária pode mostrar para o consumidor as possibilidades de encaixe de móveis dentro dos cômodos. 

Isso fará com que ele se empolgue ao ver o móvel mobiliado, e se decida pela compra.

Como as estratégias devem ser elaboradas neste cenário

O marketing digital, por si só, possui estratégias muito inteligentes, mas juntamente com a internet das coisas, ele é ainda mais potencializado. Algumas estratégias que devem ser pensadas em relação a isso são:

1 – Buscas por voz

As buscas por voz estão ganhando cada vez mais adeptos. Ao invés de escreverem algumas palavras, os usuários conseguem se expressar melhor e assim encontrar resultados mais adequados.

Isso acontece por conta de assistentes digitais que captam, interpretam e respondem a voz humana, por isso, o modelo tradicional de busca tende a desaparecer.

Dessa forma, é importante que a empresa esteja atenta às informações coletadas por meio da IoT para publicar conteúdos com as palavras-chave adequadas, que os usuários estão usando em suas pesquisas por voz.

2 – Acessos orgânicos mudam de perfil

Por meio da ação da internet das coisas, os usuários estão se tornando mais engajados com a oratória.

Por isso, o acesso orgânico vai mudar bastante de perfil. Dessa forma, ao invés de melhorar o conteúdo para ser encontrado nos sites de busca, as empresas vão otimizá-los para que sejam encontrados pelas buscas via IoT.

3 – Google com novos parâmetros

O Google dificilmente deixará de ser uma figura dominante quando se trata de SEO para empresas deretifica de cilindro mestre de freio e todas as outras. Ele está sempre aliado a novas tendências, incluindo a IoT.

No entanto, conforme a internet das coisas se consolida, a abordagem por parte da equipe de marketing deve mudar. Para isso, deve-se entender como as pessoas buscarão vídeos, produtos e promoções via IoT.

4 – Conteúdos cada vez mais personalizados

Tudo na internet está evoluindo para algo mais personalizado, como buscas e experiências nas redes sociais. 

Isso faz com que as pessoas desejem mais personalização e nada que pareça ter sido feito para uma massa.

Por meio da IoT a personalização ganha mais força, com as empresas tendo acesso a dados e histórico dos usuários, facilitando a venda de guardanapo personalizado casamento e muitos outros produtos e serviços.

Essas informações aprofundadas permitem a criação de conteúdos ainda mais direcionados, afetando ações de marketing digital, como o SEO.

Conclusão

A internet das coisas veio facilitar o cotidiano das empresas dos mais diversos ramos, assim como de seus clientes. No que tange ao marketing digital, ela está levando a uma revolução de informações e também de relacionamento entre a marca e o consumidor.

Dessa maneira, fica mais fácil entender o que o público procura e como garantir a satisfação deles, desde o primeiro contato com a marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.