DICAS BÁSICAS PARA MELHORAR O USO DO E-MAIL

Estamos cada dia mais conectados à internet e milhões de pessoas não conseguem mais imaginar suas vidas profissionais sem a utilização do e-mail, não é mesmo?

DICAS BÁSICAS PARA MELHORAR O USO DO E-MAIL

Contudo, existem diversos riscos associados à má utilização desta ferramenta e, por isso, é importante conhecer algumas dicas para utilizar o e-mail de forma correta e segura. Veja a seguir!

1) Atenção às informações disponibilizadas na sua assinatura eletrônica.

No e-mail corporativo é prudente que você informe dados como seu nome completo, cargo ocupado, telefone profissional e o nome e endereço da empresa na qual trabalho. Todavia, em uma conta de e-mail pessoal o mais aconselhável é que você tenha um cuidado maior com sua privacidade e segurança.

Desta forma, evite revelar o número do seu telefone celular e seu endereço na assinatura eletrônica pessoal.

2) Evite escrever todo o texto com letras MAIÚSCULAS.

Estudos sugerem que usuários novos no mundo da internet, crianças e idosos tendem a escrever seus e-mails utilizando apenas letras maiúsculas.

Entretanto, é importante você ter a noção de que a leitura de um texto somente com letras maiúsculas não é agradável. Adicionalmente, na internet, a utilização de palavras em caixa alta pode ser interpretada com o ato de gritar no mundo real.

3) Dê preferência para criação da sua conta de e-mail em empresas famosas.

Algumas pessoas criam e-mail em empresas pouco conhecidas no mercado e, por isso, podem estar mais vulneráveis a falhas de segurança e exposição de seus dados pessoais.

Portanto, o ideal é que você crie sua conta de e-mail em empresas confiáveis, como, por exemplo: Gmail, Hotmail, Outlook e Yahoo.

4) Se for encaminhar o e-mail para muitas pessoas, utilize a opção de cópia oculta.

É normal você receber um e-mail que considere importante e querer repassá-lo para o maior número possível de pessoas. Entretanto, se você faz isso utilizando apenas os campos “Para (to)” ou “Cópia (cc)”, saiba que está expondo a privacidade de todas as pessoas de sua lista, uma vez que qualquer pessoa que receber aquela mensagem poderá ver o endereço eletrônica das demais pessoas.

Para amenizar este vazamento da sua lista de contato, utilize o campo “Cópica oculta (cco)”. Assim, todos continuarão a ver a mensagem enviada, mas terão acesso apenas às informações do seu correio eletrônico.

5) Nunca espalhe Fake News.

Se você recebeu uma notícia surpreendente ou a indicação de um produto milagroso, tome muito cuidado. Atualmente a internet está lotada de spam (lixo eletrônico) e notícias falsas que podem ter um efeito devastador.

Quando o assunto é política ou dicas de saúde o cuidado deve ser redobrado, pois as consequências da propagação de Fakes News nestes temas pode ser muito prejudicial à vida de milhões de pessoas.

Portanto, sempre cheque se a informação recebida é verdadeira e na dúvida não espalhe a possível Fake News!

6) Cuidado ao abrir links e anexos de remetentes desconhecidos.

Muitos hackers utilizam o nome de empresas famosos para enviar links e/ou anexos maliciosos com a intenção de infectar sua máquina ou aplicar golpes financeiros através do redirecionamento para sites piratas, por exemplo.

Sendo assim, confira sempre o endereço eletrônico de quem enviou o e-mail e se tiver dúvidas sobre a autenticidade não clique em nada e também não faça o download dos anexos enviados.

Esperamos que estas simples dicas sejam úteis para te ajudar a fazer uso cada vez melhor desta importante ferramenta da internet. Caso deseje compartilhar alguma experiência no tema, deixa seu comentário logo abaixo.

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