Teste de velocidade 4 motivos para usar um teste de velocidade de internet constantemente

Teste de velocidade: 4 motivos para usar um teste de velocidade de internet constantemente

Muitas coisas que fazíamos, anos atrás manualmente, hoje acessamos à internet para realizar a maioria dessas tarefas. No entanto, não adianta contarmos com essa comodidade toda, se temos acesso a um serviço de internet lento ou que vive saindo do ar, não é?

Aí entra a importância de realizamos um teste de velocidade. Ao conferirmos como está nossa conexão à rede, podemos, por exemplo, alterar o plano que contratamos, mudar o local de onde acessamos a web ou mesmo questionar a operadora que nos fornece o serviço de acesso à internet.

A seguir, você confere alguns motivos importantes de realizar o teste de velocidade constantemente do nosso acesso à web.

Teste de velocidade 4 motivos para usar um teste de velocidade de internet constantemente

Motivos Para Testar a Velocidade da Internet Constantemente

  1. Saber qual a velocidade da internet estamos recebendo: ao fazermos o teste, conseguimos saber se estamos realmente recebendo o que a operadora nos prometeu, via contrato, em relação a velocidade da internet.

    Se você faz o teste constantemente e vê que o seu acesso deveria estar mais ágil, é hora de entrar em contato com a operadora para saber o porquê dessa lentidão. Algumas empresas do mercado não cumprem o que oferecem ao cliente.

  2. Pesquisar o porquê de os downloads estarem lentos: caso você baixe muito arquivos da internet, precisa de uma taxa de conexão razoável. Caso contrário, toda vez que for fazer um download ficará esperando um tempão até que ele se complete.

    Ao fazer o teste de velocidade, você também tem acesso a essa taxa de download. E assim, cabe questionar a operadora ou, então, optar por um plano mais ágil de acesso à internet.

  3. Saber se os uploads estão lentos: se você é daqueles usuários que acessam muito sites de vídeos e de som? Mas, por acaso, anda percebendo que esses conteúdos estão demorando para serem baixados no seu computador ou sofrem interferências constantes.

    Então, provavelmente, a taxa para upload da sua internet esteja baixa. Pode ser porque você esteja recebendo uma velocidade baixa de internet e problemas no seu equipamento.

  4. Saber sobre a agilidade de redes corporativas: caso a conexão à internet esteja baixa, a internet coorporativa pode não estar recebendo a velocidade que contrata ou pode estar com algum problema na rede.

    Nesse caso, o problema deve ser comunicado ao responsável da empresa pela internet. Afinal, a eficiência coorporativa também depende de uma boa velocidade de internet.

Como Proceder com os Resultados Obtidos com o Teste de Velocidade

  • Sinal abaixo do contratado: caso o teste de velocidade da internet que você realizou tenha apresentado uma taxa menor do sinal que você contratou ou acuse oscilações e interferências constantes, o recomendado é que você entre em contato com a operadora. Afinal, todo consumidor tem direito de receber exatamente o serviço pelo qual paga.

    Nesse caso, cabe a operadora oferecer velocidade contratada pelo cliente. Também deverá resolver o problema de oscilações e interferência no sinal – que tanto pode atrapalham o acesso à web.

 

  • Sinal normal: se você fez o teste de velocidade e o problema não é o sinal que a operadora está enviando, o defeito pode estar no roteador ou no equipamento (notebook, smartphone, pc, tablet, etc).

    Aqui, vale passar em uma assistência técnica autorizada do seu dispositivo. Em geral, os técnicos conseguem identificar o problema que está causando lentidão o seu acesso à internet e fazer os reparos necessários.

 

  • Sinal insuficiente: ainda pode ser que a velocidade que você contratou não está sendo suficiente para você realizar as suas tarefas. Nesse caso, não há outra forma a não ser contratar um pacote superior, que lhe forneça mais velocidade no acesso à internet.

 

Não Fique com Problemas na Velocidade da sua Internet

Seja qual for o problema da lentidão no seu acesso à internet, tome as medidas necessárias: questionar com a operadora, levar os dispositivos a uma assistência técnica ou mudar de plano de assinatura.

Lembre-se de que internet lenta é coisa do passado. É possível, hoje, contar com um acesso ágil e sem oscilações ou interferências constantes no sinal!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *