5 dicas simples de Design Gráfico para o seu site

Um bom design gráfico é o principal recurso para que um site se diferencie e fique a frente de seus concorrentes, além de ser a porta de entrada que vai agradar os visitantes.

A internet se tornou o principal canal de comunicação entre empresas e pessoas e, muito em breve, se tornará o principal meio de compra e venda.

Por isso, é fundamental que as empresas invistam em seus sites, para se destacar no mercado e driblar a concorrência, que está cada vez mais acirrada.

De nada adianta investir em conteúdos se o site não se apresenta adequadamente. Mesmo que o material seja extremamente rico, a plataforma que o veicula precisa estar à altura.

Dessa forma, não basta apenas publicar conteúdos em textos, vídeos, e-books e outros formatos, também é importante mostrar bom gosto e um site funcional que traga uma boa experiência para os visitantes.

É isso o que vai aumentar o engajamento, tornar o conteúdo mais atraente e evidenciar o seu negócio no mercado. E o design gráfico tem papel fundamental nesse processo.

Ele é o responsável por deixar as páginas com ares mais profissionais, aumentando a interatividade e melhorando o apelo visual, despertando o interesse do leitor.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre o que é design gráfico e dar algumas dicas para que, ao aplicá-lo, você ganhe destaque.

O que é design gráfico?

“Design” é uma palavra em inglês que, de maneira ampla, significa “projeto” ou “desenho”. A sua definição é algo muito complexo, porque ela se vale de todos os elementos tangíveis e sensoriais.

Para uma empresa de pintura de fachada, o design pode ser projetar, planejar ou executar alguma coisa com apelo sensorial. Aliás, quando pensamos nessa palavra, logo nos vêm à mente elementos como:

  • Imagens;
  • Cores;
  • Textos;
  • Fontes.

São elementos visuais e, de alguma maneira, despertam sentidos como olfatos, audição e tato na criação de soluções. 

Portanto, o principal objetivo do design é criar soluções por meio de um projeto.

É necessário criar uma linha de raciocínio relacionada ao problema que precisa ser resolvido. Para isso, é desenvolvido um conceito e todas as hipóteses e probabilidades são levadas em conta antes de executar o trabalho.

São projetos criados para serem produzidos em escala, onde podem surgir falhas que devem ser apontadas e corrigidas. 

Existem muitos tipos de design, mas o design gráfico é o principal, destinado à projeção de sites. Ele se dedica à comunicação visual, usando elementos como:

  • Desenhos;
  • Imagens;
  • Textos;
  • Códigos;
  • Animações;
  • Diagramação.

Por exemplo, um profissional dessa área, ao trabalhar para o site de uma empresa de cópia de chave para carros, faz toda uma criação e seleção para comunicar bem as ideias.

As figuras usadas vão além de sua imagem real, construindo novos sentidos tanto para a empresa quanto para seus clientes. 

Mas o design gráfico não é aplicado somente em sites, como também em todo meio de comunicação, tais como:

  • Placas;
  • Livros;
  • Símbolos;
  • Jogos;
  • Logotipos;
  • Marcas;
  • Embalagens.

Ou seja, tudo o que estabelece uma comunicação envolve o design gráfico, que vem ganhando cada vez mais força com o desenvolvimento da tecnologia.

Importância do design gráfico para os sites

Uma empresa de pintura predial externa precisa de um bom design gráfico em seu site para que, dessa forma, ela possa mostrar a sua essência por meio de imagens, cores, fontes e outros fatores estéticos.

Isso também inclui a logomarca e qualquer outro item necessário para compor um site. Para fazer um bom trabalho, o designer leva em conta a presença de elementos em outros meio de comunicação usados pela marca.

Alguns exemplos são panfletos, cartões de visita e outras formas de divulgação que a marca tenha utilizado recentemente.

Independentemente de qual seja o mercado de atuação do empreendimento, desde fabricantes de banco para jardim de plástico até escolas particulares, o layout simples e objetivo é sempre o mais recomendado.

Ele pode atrair mais visitantes, até porque o excesso de detalhes deixa o site confuso e dificulta o acesso. 

Mas antes de se apegar à parte estética, é necessário desenvolver um estudo detalhado relacionado aos objetivos da empresa e o perfil de seu público-alvo.

Dessa forma, é possível criar um bom design gráfico para o site, de maneira inteligente, personalizada e que agrade o público.

Essa identidade visual ajuda a estabelecer um forte vínculo entre marcas e consumidores. 

O design marcante é o que vai fazer com que o cliente reconheça a marca e se lembre de seu site dela quando precisar de informações ou comprar.

Dicas para um bom design gráfico em sites

Sabemos que, atualmente, quando o consumidor quer comprar alguma coisa, como sacola de papel lisa kraft, ele vai buscar informações na internet. Ou seja, os conteúdos são extremamente importantes e devem ser levados em conta.

No entanto, assim como um excelente livro pode ser descartado porque não tem uma boa capa, os conteúdos de um site podem deixar de ser lidos porque o design das páginas não está legal.

É comum que pessoas consumam conteúdos medianos por causa de um design incrível e ignorem bons materiais porque o design do site não era atrativo. Infelizmente, isso acontece com muita frequência, e a culpa não é dos usuários.

Na internet, é muito importante ser funcional, pois a concorrência é grande e todos querem atenção, e para não estragar todo o visual de suas páginas, algumas dicas simples de design são:

1.    Atenção ao contorno da imagem

Um dos erros mais comuns de pessoas que não são profissionais dessa área é querer aproveitar todo o espaço disponível, mas é importante lembrar que o vazio também tem seu papel na comunicação.

Os espaços em branco que aparecem entre texto e imagem tornam a aparência mais leve e objetiva, destacando o que realmente importa.

Portanto, recomenda-se usar imagens maiores nas bordas e aumentar o espaço entre elementos não relacionados, o que traz mais clareza à estrutura.

No entanto, antes de finalizar, analise bem e veja se alguma coisa pode ser removida. Livrar-se do que não é relevante transmite as mensagens de maneira mais clara.

2.    Atenção às fontes

As fontes podem e devem mudar em alguns espaços, como no título de um texto ou na página inicial do site. No entanto, nos textos normais, o que realmente funciona são as opções mais clássicas.

No site de uma gráfica de etiqueta adesiva duplo uso, a principal função da fonte é entregar o conteúdo ao leitor, portanto, ele não deve sentir dificuldades nessa simples tarefa.

A dica é encontrar o equilíbrio entre legibilidade e estilo, além de evitar fontes muito estilizadas, pois podem dificultar a leitura. Também deve-se evitar misturar fontes em um mesmo texto, usando no máximo duas.

3.    Usar uma boa paleta de cores

As cores são o toque final e o que garante legibilidade, desperta emoções e influencia diretamente na percepção que o visitante terá da marca.

O site de um buffet a domicílio para casamento, por exemplo, pode apostar no alto contraste, com cores complementares para destacar as informações mais importantes, como palavras-chave, dados, símbolos etc.

4.    Alinhar informações gráficas

O alinhamento é um dos princípios básicos do design gráfico, e apesar de cautela na escolha das cores, este é o momento de inovar um pouco.

Quem tem menos experiência pode acabar se apegando à centralização, mas é possível e importante explorar as opções de alinhamento, como a justificada ou alinhada à esquerda. 

Apesar de centralizar ser mais fácil, essa opção não é tão interessante quanto a outra.

Uma boa dica é fazer alguns testes. Por exemplo, uma pessoa que esteja fazendo o site de um fabricante de fechadura eletrônica apartamento pode ver o que funciona melhor em cada gráfico.    

No entanto, é primordial criar amarras virtuais entre os elementos, para organizar tudo e deixar o ambiente mais confortável para quem acessa.

5.    Apostar na simplicidade

Quando se fala em um bom design gráfico, menos é mais. 

Excesso de cores, fontes e outros itens poluem o resultado final, deixa o design desagradável e pode atrapalhar a mensagem.

O design limpo e simples, mais do que permitir que a mensagem chegue do jeito certo, também passa uma imagem de credibilidade que toda empresa e profissional precisam ter perante seu público-alvo.

Conclusão

O design gráfico é um fator determinante para o sucesso de qualquer site, por isso, apesar de você mesmo poder cuidar dele, recomenda-se contratar um bom profissional para isso.

É ele quem possui as ferramentas e as estratégias que vão transformar o site da marca no caminho do sucesso e da conquista de novos clientes. Ainda assim, com as dicas simples deste texto, é possível iniciar o planejamento do layout do seu site e começar com o pé direito.

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