Inbound ou Outbound: qual a melhor estratégia de marketing digital para sua empresa?

Inbound ou Outbound: qual a melhor estratégia de marketing digital para sua empresa?

O marketing digital oferece muitas possibilidades e estratégias de divulgação para as marcas. Por meio dele, é possível impactar um público selecionado, sem gastar rios de dinheiro como acontecia antigamente.

É claro que não é necessário investir pesado nas técnicas, uma vez que o marketing pela internet também tem como objetivo possibilitar maneiras mais simples e baratas de obter excelentes retornos.

Dentre seus vários pilares, podemos encontrar muitas estratégias que fazem toda a diferença para os negócios. Aliás, é válido afirmar o ambiente online é o principal canal de comunicação existente hoje entre marcas e consumidores.

É claro que outros meios como o rádio, a TV e até folders e revistas impressas continuam sendo boas opções, mas é na internet que tudo acontece, de um jeito mais barato.

Só que nem tudo é tão simples assim, e apesar de o marketing digital ser algo fantástico, as empresas precisam saber trabalhar com ele, para não patinar nos resultados e acabar não chegando a lugar nenhum.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre o que é Inbound e Outbound Marketing, as diferenças entre eles e quais são as melhores estratégias para você aplicar no seu negócio.

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é uma estratégia também conhecida como “Marketing de Atração”, e tem como objetivo atrair e fidelizar clientes.

Ou seja, quando uma fabricante de divisoria de banheiro em granilite investe em Inbound Marketing, ela não vai atrás do cliente, mas, sim, desperta seu interesse para que ele vá até ela.

Essa atração acontece por meio de conteúdos de qualidade feitos especialmente para determinado público-alvo. Mas ele deve ser relevante e estabelecer uma comunicação com as pessoas certas.

Só que para despertar um interesse genuíno do público, é necessário saber quem são essas pessoas e o que elas desejam. Sendo necessário entender:

  • Seus interesses;
  • Suas dúvidas;
  • Suas necessidades;
  • Seus desafios.

Dessa forma, é possível oferecer materiais que de fato ajudem essas pessoas a resolverem seus problemas, enxergando na empresa a solução que elas precisam.

O que é Outbound Marketing?

O Outbound Marketing também pode ser conhecido como “marketing tradicional”, e tem como objetivo atrair clientes por meio da oferta de produtos e serviços.

Portanto, nesse caso, uma fabricante de viga aço carbono vai atrás de seu cliente ativamente, sem tentar despertar nele um interesse genuíno. 

Trata-se de um tipo de marketing que cresceu muito por meio de canais como:

  • TV;
  • Jornais;
  • Revistas;
  • Mala direta;
  • Cartazes;
  • Patrocínio.

Ou seja, faz uso de meios bem tradicionais de marketing e publicidade, mas também da internet. O investimento no Outbound também é diferente do Inbound, afinal, estamos falando de mídias mais caras.

Diferenças entre Inbound e Outbound

Conforme você mesmo pôde ler na descrição de cada uma dessas duas estratégias, uma despachante de carteira cnh pcd pode usá-las desde que saiba qual é sua intenção: ir atrás do cliente ou trazê-lo até ela.

No entanto, existem outras diferenças que se acentuam entre essas duas ações, tais como:

1 – Comunicação

Uma das principais diferenças é a maneira como o consumidor é impactado pela mensagem.

Enquanto o Outbound age de maneira mais interruptiva, por meio de anúncios na TV e nas revistas, intervalos comerciais ou até os famosos cold mails, o Inbound está focado em uma comunicação menos intrusiva.

A ideia central dele é criar conteúdos de valor que façam com o cliente procure pela marca.

2 – Quem procura quem?

Enquanto no Inbound o lead vai até a empresa, no Outbound é a marca quem dá o primeiro passo.

No marketing tradicional, uma fabricante de balão de festa personalizados gera uma lista de potenciais clientes e, por meio de algumas ações ativas, como ligações telefônicas, vai atrás desses contatos.

Entre as duas estratégias, calcular o melhor custo-benefício vai depender de alguns fatores. Por exemplo, no Inbound, os vendedores recebem os potenciais clientes que já sabem que precisam solucionar um problema.

Já no caso do Outbound, o caminho é o inverso. Os vendedores vão atrás daqueles leads que estão mais propensos a fechar negócio. 

Mas vale ressaltar que, independentemente de qual estratégia esteja sendo trabalhada, é fundamental despertar o senso de urgência.

3 – Custos e ROI

Uma pequena empresa de porta aço automatica não possui os mesmo recursos de uma grande concorrente do mesmo setor. Por isso, é natural que ela escolha os meios mais viáveis para ela financeiramente.

O ideal é trabalhar com as duas estratégias, mas a gente sabe que nem sempre é possível. Dessa forma, o Inbound acaba se tornando mais viável para as pequenas empresas.

Isso porque, com um mesmo material e com uma mesma ação, é possível que uma marca se comunique com diversos leads que se transformam em oportunidades para ela.

No entanto, mesmo sendo uma opção mais barata, o ROI (ou Retorno sobre Investimento) tende a demorar um pouco mais, isso porque, por exemplo, um blog com conteúdos relevantes sobre decorações que aborda assuntos como carpete de rolo para escritório não se constrói da noite para o dia.

Já o Outbound, apesar de ser mais custoso no início, traz resultados muito mais rápidos. Isso porque ele depende da empresa e não do público.

4 – Qualidade do conteúdo

Ao falarmos sobre Inbound, estamos nos referindo a bons conteúdos que atraem os consumidores. No entanto, não podemos dizer que no Outbound não existe essa preocupação.

Isso porque não basta convencer o consumidor de uma compra, é preciso manter contato com ele depois. Daí entra a necessidade de gerar valor para ele, tanto no Inbound quanto no Outbound.

Para isso, é necessário personalizar a mensagem, se interessar em resolver o problema do lead e mostrar que está disposto a escutar o que ele tem a dizer. Dessa forma, a empresa torna-se mais apta a resolver esses problemas.

Isso pode ser feito tanto por meio de uma boa publicação quanto por meio de uma cold call.

Melhores estratégias em Inbound e Outbound

Assim como em tudo no marketing digital, tanto o Inbound quanto o Outbound possuem aquelas estratégias que se destacam.

No Inbound Marketing

O principal objetivo de uma empresa de elevador automotivo portátil ao usar o Inbound Marketing é atrair leads, e para isso, ela precisa de estratégias como:

Blogs

O blog é a base das estratégias Inbound e o canal onde conteúdos ricos e relevantes serão publicados. 

Os materiais precisam abordar as dores e necessidades dos visitantes, mostrando as soluções disponíveis.

Redes sociais

As redes sociais são indispensáveis para firmar uma marca no mercado e disseminar os conteúdos postados por ela no blog.

Além disso, essas plataformas já se tornaram parte do relacionamento com o cliente, entrando até mesmo como ferramenta de atendimento.

SEO

SEO é um conjunto de estratégias que visam otimizar os mecanismos de busca, colocando a página de uma empresa entre as primeiras colocadas do resultado.

Então, se uma pessoa procurar por motor elétrico, ela vai encontrar o site daquela empresa que usou essa estratégia na primeira página de pesquisa dos buscadores.

No Outbound Marketing

Já o Outbound ajuda as empresas a ir em busca de seus leads, por meio de boas estratégias como:

Links patrocinados

São propagandas em formato de anúncio veiculadas pela internet em diferentes canais. Geralmente, eles são exibidos em lugares como o Facebook, página de buscas do Google e LinkedIn.

Uma vantagem dos links patrocinados é que as empresas conseguem segmentar bastante, para que possam atingir aquele público que realmente tenha interesse no que ela vende. 

Portanto, é um marketing tradicional, porém mais direcionado.

E-mail marketing

Toda empresa possui uma base de contatos proveniente de estratégias como formulários, CTAs e conteúdos em formato e-book. 

No Outbound, enviar propagandas por e-mail se constitui como uma versão mais moderna da famosa mala direta.

Só que o e-mail marketing também traz outras vantagens que vão além das tentativas de vendas, e que também auxiliam as de Inbound, como no caso da divulgação de conteúdo.

Ele também visa atrair visitantes para o PDV (pontos de venda) e estreita o relacionamento que a empresa tem com seu público consumidor.

Conclusão

Tanto o Inbound quanto o Outbound são ações importantes para qualquer modelo de negócio, uma vez que tudo o que envolve o marketing digital é vital para as marcas.

São estratégias excelentes e que trabalham muito bem separadas, no entanto, a boa notícia é que elas também se complementam, o que enriquece ainda mais os esforços em marketing por parte das organizações.

A empresa pode, por exemplo, compartilhar conteúdos de qualidade em seu blog e usar os links patrocinados para atrair visitantes para o canal.

Existem milhares de outras possibilidades e todas elas vão agir conforme as necessidades do seu negócio. Depois, é só colher os bons resultados e ver a marca crescer.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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